Mudança de escola: Educação Inf. X Fundamental.

Aos seis anos é chegada a hora de se despedir da Educação Infantil e ingressar no Fundamental. Muitas mudanças fazem parte desse processo, o que pode ocasionar uma certa ansiedade nos pequenos. Pensando em preparar e amenizar os aspectos negativos desta transição (não conhecer o ambiente, os professores, a rotina…), uma das ações que o Cmei Rio Branco proporcionou as crianças do Pré Escolar, foi uma visita nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Rio Branco.

Os alunos puderam conhecer os espaços físicos, alguns funcionários e professores, como também tiveram a oportunidade de socializar com os alunos do 1º ano, tanto na sala de aula, sentando nas carteiras folheando livros, e observando quais atividades estavam fazendo, quanto na hora do lanche e do parquinho, trocando experiencias e informações.

Atentos ouviram as falas da diretora Vanderleia, que explicou e apresentou a dinâmica do ensino fundamental, dando a todos uma antecipação, afim de familiarizar a rotina que difere bastante da educação infantil.

Mais do que pensar na transição como uma questão pedagógica, obrigatória, é preciso ter a certeza que este processo precisa acontecer de maneira apropriada para garantir a criança uma infância plena, cheia de possibilidades, pois estamos falando de crianças ainda na infância.

As crianças precisam vivenciar o ambiente escolar enquanto educandas, mas também não devem deixar de vivenciar a infância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: